VEJA NOSSAS DICAS E VÁ DE METRÔ
Aqui estão as nossas dicas de final de semana. Divirta-se com as atrações culturais que a cidade oferece e aproveite a proximidade das estações de metrô para que você tenha mais comodidade nos seus deslocamentos. Aqui estão algumas sugestões para os próximos dias.
ESTAÇÃO SÉ

Esboços e gravuras dos últimos vinte anos de vida de Joan Miró (1893-1983) compõem a mostra em cartaz na Caixa Cultural. Boa parte dos desenhos são estudos para futuras obras, tão despretensiosos que foram feitos em papéis amassados ou pedaços de papelão. Apesar de não serem os trabalhos mais nobres do surrealista, permitem conhecer seu processo criativo. Por exemplo, quando experimentou usar cortiça e lixa como suporte para suas criações em nanquim e giz de cera — peças raras de serem vistas. Ou os testes de cor feitos a cada impressão da mesma gravura. O lirismo conquistado por linhas simples e por uma restrita paleta de cores, tão características de sua produção, sobressai em toda a montagem, que reúne peças do acervo do curador Alfredo Melgar. Amigo do artista, ele é o autor das fotografias exibidas. A intimidade dos dois resultou em imagens do catalão em seu ateliê, em momentos descontraídos com a família e ao lado de uma escultura feita por Alexander Calder (famoso pelos móbiles) em homenagem a Miró. Terça a domingo e feriados, das 9h às 19h. Grátis. Até 20 de abril. A Caixa Cultural fica na Praça da Sé, 111, próxima à Estação Sé. O telefone é 3321-4400.
ESTAÇÃO SÃO BENTO

Visões na Coleção Ludwig traz 78 trabalhos adquiridos pelo empresário alemão da indústria de chocolates Peter Ludwig (1925-1996). A quantidade de peças obtidas foi tamanha — oficialmente chegou a 20 mil mas há quem diga que eram 50 mil — que suas doações deram origem a diversos museus. No período mais ativo, ele chegou a comprar um item por dia, que variava de arte pré-colombiana a manuscritos medievais, passando pela vanguarda russa. As obras exibidas nos cinco andares do Centro Cultural Banco do Brasil foram escolhidas do acervo do Museu Russo de São Petesburgo, e sobressai a seleção de pop art. Estarão reunidos exemplares de grandes nomes desse movimento, como Andy Warhol (um retrato do próprio Ludwig), Jasper Johns, Roy Lichtenstein e Claes Oldenburg. Do neoexpressionismo alemão, que retomou a pintura na década de 80, há Georg Baselitz, Markus Lüpertz e Anselm Kiefer. A mostra ainda apresenta uma pintura de Pablo Picasso (um dos preferidos de Ludwig) e uma tela de Jean-Michel Basquiat, famoso por grafitar muros em Nova York. Quarta a segunda, das 9h às 21h. Grátis. Até 21 de abril. O Centro Cultural Banco do Brasil dica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Estação São Bento. O telefone é 3113-3651.
ESTAÇÃO TRIANON-MASP

Considerado por críticos como o melhor da América do Sul, o acervo do Masp ganhou uma nova configuração dentro do projeto do curador Teixeira Coelho de periodicamente desenvolver recortes que possibilitem leituras diferentes da coleção.Passagens por Paris reúne 51 trabalhos de artistas relacionados de alguma forma com a capital francesa, considerada o centro mundial da arte na virada do século XIX para o XX. Vale a pena rever quatro maravilhas do holandês Vincent Van Gogh, raramente reunidas no museu, com destaque para as pinceladas grossas de Passeio ao Crepúsculo e Banco de Pedra no Asilo de Saint-Remy. Ainda há pérolas de Cézanne, Matisse e Vuillard. Terça, quarta, sexta a domingo e feriados, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 20h. R$ 15,00. A bilheteria fecha uma hora antes. Grátis às terças para todos os visitantes. Nos demais dias, grátis apenas para menores de 10 anos, pessoas com mais de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas agendados. O Masp fica na Avenida Paulista, 1578, próximo à Estação Trianon-Masp. O telefone é 3251-5644.
ESTAÇÃO REPÚBLICA

A Galeria Olido apresenta um espetáculo de dança da IN SAIO Cia. de Arte. De Claudia Palma, a inédita Dark Room leva o público para cima do palco, de onde assiste a seis bailarinos em performance sobre o desejo (60 min). 16 anos. Sexta (14) e sábado (15), às 20h; domingo (16, último dia), às 19h. Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes. A Galeria Olido – Sala Paissandu (35 lugares) fica na Avenida São João, 473, próxima à Estação República. O telefone é 3331-8399.
ESTAÇÃO FARIA LIMA

Dois atores nus protagonizam os 16 ensaios que compõem Only You. As fotos, instalações e vídeos apresentam a dupla dentro de cubos ou dramatizando os rituais da vida a dois. Terça a domingo e feriados, das 11h às 20h. Grátis. No Instituto Tomie Ohtake, que fica na Rua Coropés, 88, próximo à Estação Faria Lima. O telefone é 2245-1900.
ESTAÇÃO BELÉM

Curitibana, a coreógrafa Michelle Moura assina o espetáculo Big Bang Boom. As bailarinas Ana Beatriz Figueiredo, Bruna Spoladore e Karenina de los Santos interagem sobre um chão movediço, formado por bobinas de papel. Tratam da relação entre corpo e espaço (40 min). Livre. Sexta (14), às 19h30. Grátis. No Teatro do Sesc Belenzinho – Área de Convivência (50 pessoas), que fica na Rua Padre Adelino, 1000, próximo à Estação Belém. O telefone é 2076-9700.
Matéria: http://www.metro.sp.gov.br/cultura-lazer/dicas-fim-semana.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário