sexta-feira, 30 de março de 2012

Como conservar a maquiagem


Quanto dura a maquiagem?

Maquiagem
A companheira inseparável das baladas precisa de atenção especial. A validade da maquiagem varia de produto para produto, pois depende da formulação que abrange a quantidade e tipo de conservantes.
"No que diz respeito à microbiologia, o que determina esse fator são matérias-primas mais ou menos suscetíveis à contaminação. Uma base para o rosto, por exemplo, é contaminada mais facilmente do que um batom ou um pó compacto", esclarece Antônio Celso da Silva, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).
Um produto de base líquida ou aquosa dura menos do que um de base seca (pó). A maquiagem vencida pode ter ativos em decomposição e causar infecções, alergias e irritações Um batom vencido com filtro solar pode perder sua função protetora contra os raios UV.
Além da data de validade presente na embalagem, outros fatores interferem na duração e na qualidade da maquiagem. Guardar e usar a maquiagem de forma errada pode atrair fungos e bactérias. Se você perceber uma alteração de cor, odor, textura e consistência do seu cosmético, jogue fora! Na próxima página, veja os cuidados que precisa tomar para que sua maquiagem não estrague antes da hora.

Dicas de armazenamento e uso

Maquiagem armazenada em local não apropriado pode ser contaminada por micro-organismos. Diferente do que muita gente pensa, guardar os cosméticos no banheiro é uma péssima ideia. Segundo Renata Panteleiciuc, docente do curso de maquiador do Senac São Paulo, a umidade traz a condição ideal para o crescimento de fungos e bactérias.
"Não armazene a maquiagem em locais úmidos, abafados, com alta temperatura e grande incidência direta de luz sobre as embalagens", recomenda a especialista, que também aconselha a manter as embalagens fechadas após o uso.
Acondicione os produtos em local fresco e arejado e sempre use pincel e espátula. Antônio Celso, da Associação Brasileira de Cosméticos (ABC), indica lavar os pincéis periodicamente com água e sabão e, em seguida, passar uma mistura de água e álcool numa proporção 3/7.
O compartilhamento de maquiagem deve ser evitado, pois envolve secreções e pode haver contágio de alguma doença de pele. Dentre os cuidados necessários, a dermatologista Denise Steiner chama atenção para a limpeza da pele antes da aplicação da maquiagem e sua remoção antes de dormir. Para não prejudicar a pele com um produto de qualidade duvidosa, a especialista também recomenda verificar na embalagem o selo da Anvisa.

quinta-feira, 29 de março de 2012

BELEZA para um look perfeito: o pincel ideal


Conheça a função de cada pincel e conquiste aquele look impecável.

BELEZA para um look perfeito: o pincel ideal
Para conquistar um look perfeito, utilizar o pincel correto faz toda a diferença. Quando você abre o estojo de maquiagem e vê todos aqueles pincéis, fica confusa e não sabe identificar qual é o melhor para "pó", base ou batom? Não se preocupe! Nós vamos ajudar você a identificar e usar o pincel perfeito para realçar a sua beleza.
maquiadora Lucia Tunes da Hit Make-up separou os pincéis mais utilizados e nos dará dicas de como usá-los. Mãos aos pincéis!

Pincel para base

BELEZA para um look perfeito: o pincel ideal
O pincel utilizado para aplicação de bases e corretivos, deve ter as cerdas compactas e firmes. Com a ajuda do pincel, espalhe o produto de maneira uniforme começando pelo nariz, queixo e boca e vá puxando para as laterais até que o rosto fique todo igual sem destoar do tom do colo. Dica: se a base for líquida coloque um pouco nas costas das mãos e molhe apenas a ponta do pincel.

Pincel para blush

Pincel para blushO pincel ideal para o blush é cortado na diagonal e levemente arredondado ideal para o contorno do rosto. O blush é conhecido por dar um ar "saudável" à aparência. Uma das formas de aplicar sem erro o blush é dar um sorriso e na parte que ficar saliente você movimenta o pincel na diagonal sempre de baixo para cima.  Para um look mais romântico, passe o pincel apenas nas maçãs do rosto com movimentos leves e circulares. Outra opção é "chupar" as bochechas e aplicar abaixo do osso das maçãs, subindo até as têmporas.

Pincel para sombra

BELEZA para um look perfeito: o pincel idealO pincel para aplicar a sombra deve ser curto e firme.  Lembrem-se sombras claras e com brilho dão volume e sombras escuras dão profundidade, ensina Lucia.

Pincel para "esfumar"

Pincel para esfumarO pincel para o efeito esfumaçado, conhecido como chanfrado é utilizado para dar um toque na sombra que já foi aplicada. Com o pincel faça movimentos curtos e leves de dentro para fora e de fora para dentro até conseguir um aspecto natural. Esse pincel também é utilizado para corrigir possíveis falhas nas sobrancelhas. A maquiadora Lucia dá a dica: misture dois tons de marrom e passe nas sobrancelhas e você terá um resultado mais natural na hora da correção.

Pincel para batom

Pincel para batom
A maquiadora Lucia Tunes afirma que o pincel deve ser utilizado sempre por questão de higiene e para a durabilidade do batom. Aplique o batom começando do centro da boca (lábio superior) até o canto externo repita a operação do outro lado e no lábio inferior.

Pincel para pó

Pincel para pó
É o maior pincel de todos. Fixa a maquiagem e dá um aspecto aveludado na pele.Passe o pincel em movimentos de vaivém na testa, nariz e queixo. Passe um pouco também na área em baixo dos olhos. Para não errar o pó deve ser do mesmo tom da sua pele ou translúcido.
Seja qual for o estilo de maquiagem de sua preferência, lembre-se de não apertar o pincel contra a pele para não danificá-lo. Quando precisar lavar o pincel utilize sabonete liquido. Deixe secar ao ar livre e espere a secagem total para guardá-lo. Cuide dos seus pincéis. Aproveite as dicas e arrase no visual.
Acesse a galeria de fotos "O pincel ideal para um look perfeito" e veja mais dicas.
Invista em sua beleza!
Fotos e colaboração: www.hitmakeup.com.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

Como aplicar o blush

maquiagens e mulher passando blush



Após uma boa cobertura com corretivo, base e pó é a vez do blush. Ele deve ser o último produto a ser aplicado para finalizar a maquiagem e valorizar a beleza do rosto.
As tonalidades mais usadas são as rosadas, tons de pêssego e terrosos. No entanto, cada tipo de pele possui uma cor adequada. "As peles claras ficam bem com tonalidades rosadas, as morenas são realçadas com blush em tonalidade marrom, rosa pálido, café e vinho. Já as mulheres de pele negra podem escolher entre os tons mais escuros como terracota, vinho, marrom e os dourados, que ficam bem", indica Adriane Izumi Ishida Gerente de Treinamento e Didática da Contém1g.
Para esconder ainda mais as imperfeições, o ideal é esquecer os tons rosados, que acabam destacando os defeitos da pele. "Quando se fala em imperfeição é melhor trabalhar com tons amarronzados de blush. Se a pele for muito clara, opte por tons amendoados", atenta Ana Santana, maquiadora do salão Jacques Janine.
Veja na próxima página como aplicar corretamente o blush de acordo com o formato do rosto.
Mulher passando blush
O blush é um produto que exige cuidados na hora de aplicar, para não exagerar e ficar com uma marca redonda nas bochechas. Para cada tipo de rosto, existe uma área diferente que ele deve ser passado.
Para não deixar o rosto marcado, use o pincel sutilmente sobre as maçãs e esfume de forma delicada para as laterais. "Na face oval aplica-se sobre as maçãs esfumando em direção as têmporas, assim afina-se o rosto. Já no rosto quadrado, concentre o produto bem no extremo da cova da maçã e esfume o pincel ao contrário, em direção ao centro da bochecha", diz a maquiadora.
Usar um tom de blush mais escuro ajuda a suavizar o formato do rosto redondo."Deposite uma porção de blush no tom escolhido no canto externo das maçãs e esfume em direção ao meio do nariz e canto da boca, escolha um tom mais escuro e espalhe fazendo movimentos perpendiculares em direção ao centro das maçãs", indica Ana.
Veja na próxima página quais os tipos de blush existentes no mercado.
Blush e pincel

Há diversos tipos de blush no mercado, todos com eficiência nas cores. Basta escolher qual se adapta melhor a sua pele. O blush líquido deve ser aplicado em pequena quantidade com uma esponjinha. O ideal é fazer um teste antes da compra, para saber se a cor é adequada para o tom da pele.
O blush em bastão pode ser aplicado diretamente no rosto ou utilizando os dedos. Já o blush em mousse pode ser aplicado tanto com o pincel, como também com os dedos, pois tem a textura de uma sombra. "O mais usado, fácil de aplicar e prático de levar na bolsa é o em pó compacto, usando um pincel adequado para blush", diz Ana.
Uma dica para não exagerar é usar aos poucos com um pincel ou esponja e controlar a quantidade de produto. "Sempre retire o excesso do produto no dorso da mão antes de aplicá-lo no rosto, o resultado final será uma pele bonita e com um ar mais saudável", diz Adriane.


Como escolher a base certa para sua pele

dedo com base escorrendo

De nada adianta um batom poderoso e uma sombra com a última tendência de cor, se a pele não foi preparada corretamente para receber a maquiagem. Preparar a pele também inclui escolher a base certa. Com tantas opções no mercado, fica difícil acertar o tom e o efeito desejado.
Para ajudar nessa difícil tarefa, duas especialistas em maquiagem foram consultadas pelo site Bbel, Patrícia Cordeiro e Rita Fischer. As experts ensinaram alguns truques para não errar na hora de escolher e aplicar a base no rosto.
Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem a sua pele. Saber se ela é oleosa, mista, normal ou seca é importante para eleger o melhor produto. Rita ensina uma técnica para descobrir qual é o seu tipo de pele. "Sem lavar o rosto e sem maquiagem, observe sua pele no espelho. Se ela não tiver brilho e apresentar algumas linhas de expressão, é provável que ela seja uma pele seca. As oleosas são as peles que possuem poros visíveis e tem uma grande concentração de oleosidade principalmente no nariz. As peles mistas tem oleosidade na testa, no nariz e no queixo. Já as normais são as que não possuem cravos, espinhas e quase não apresentam oleosidade", explica a maquiadora.
Base em pó e base líquida
Depois de descobrir como é a sua pele, você já pode escolher o produto ideal. A tecnologia cosmética avançou tanto nos últimos tempos que podemos encontrar bases em diversas formas, como a líquida, em bastão, em forma de mousse, compacta e mineral.
Base líquida - Esse tipo de produto, normalmente hidratante, é indicado para peles secas. "Existem também bases líquidas com aspecto aveludado que podem ser usadas em peles oleosas", lembra Patrícia Cordeiro.
Base em pó - Ideal para peles oleosas e mistas, o pó absorve a oleosidade da pele, deixando-a com o aspecto mais saudável.
Base em bastão - São mais indicadas para peles normais e mistas. "Peles mais envelhecidas devem ter cuidado com esse tipo de base, pois o produto é mais denso e acaba marcando mais as marcas de expressões existentes", alerta Rita Fischer.
Base em mousse - Versátil, essa base se adapta facilmente a todos os tipos de pele. Secas, oleosas, mistas e normais podem usar e abusar da base em mousse.
Base mineral - Funcionam muito bem em peles oleosas, pois sua fórmula é mais leve.
Base compacta - Segue o mesmo critério das bases em bastão.
Para descobrir o tom ideal da base, teste- a no rosto e nunca nas costas das mãos. Rita explica que a cor e a textura das mãos não são iguais a pele do rosto, o que pode fazer diferença na hora do uso.
pincel com base nas cerdas
Para cada efeito desejado, existe uma base diferente. As diferenças ficam por conta da cobertura e do tipo de acabamento. A cobertura pode ser leve, média ou alta. A escolha depende da quantidade de imperfeições você precisa cobrir. "As bases leves são como tonalizantes, não cobrem muito as imperfeições, mas são as mais naturais. As médias cobrem um pouco mais e as de alta cobertura possuem muito pigmento, por isso corrigem bastante, mas deve-se ter cuidado para não ficar artificial", alerta Patrícia.
Já o acabamento varia entre matte e luminoso. O matte tem um toque seco, por isso é mais indicado para peles oleosas. Os luminosos ficam melhores em peles secas e são ideais para disfarçar as escamações muito comuns nesse tipo de pele.
O jeito certo de aplicar o produto é com pincel específico para base, feito de cerdas naturais que não machucam a pele. "A pele tem relevos e sulcos naturais, por isso o pincel é a melhor opção, pois ele consegue preencher todos os volumes. Além disso,pincel proporciona uma finalização mais natural, faz o produto render mais e é mais higiênico", finaliza Rita.


terça-feira, 27 de março de 2012

Prepare sua pele para uma maquiagem perfeita


O primeiro passo para uma maquiagem impecável é o preparo da pele. De nada adianta ter uma base incrível se você não preparar a sua pele para recebê-la. Quando o assunto é beleza e maquiagem, é preciso seguir um ritual que consiste em limpeza profunda, tonificação e hidratação.
A pele deve estar livre de resíduos, poluição e suor para qualquer aplicação de maquiagem ou mesmo de cremes de tratamento, pois a sujeira impede a aplicação uniforme dos produtos e diminui a sua duração. Lembre-se que em relação à maquiagem, quanto mais imperceptível ficar a base e o corretivo, melhor será o efeito "pele de pêssego".
Preparamos um guia de beleza com o passo a passo para preparar sua pele para aplicação da maquiagem.
Para cada tipo de pele existe um produto de limpeza e este passo pode parecer simples, mas não é. O produto errado pode provocar irritações em peles mais sensíveis. Se sua pele é seca e você usa um produto de limpeza abrasivo, é possível que ocorram irritações, pois a pele seca é mais sensível por não conter a oleosidade que é um protetor natural da pele.
Jamais utilize sabonetes comuns para a limpeza do rosto. Sua formulação não é indicada para essa região e a pele ficará ressecada na certa!
Esfoliação é imprescindível para quem tem pele oleosa e mista. A oleosidade em excesso e o acúmulo de células mortas impedem a fixação da maquiagem. Escolha o esfoliante certo.
Pele seca: o produto certo para este tipo de pele tem a consistência de goma e deve ser aplicado para remover células mortas com cuidado para não irritar.
Pele oleosa: o esfoliante deve ser mais grosso, com maior poder de abrasão, mas, cuidado não pressione a pele com força. A massagem deve ser feita suavemente para não estimular ainda mais as glândulas sebáceas.
Pele normal: prefira esfoliantes em forma de gel com grânulos finos para uma esfoliação suave.
Pele mista: Essa é a pele da maioria das brasileiras. Prefira esfoliantes com grânulos naturais e capriche na massagem na zona T (testa, nariz e queixo), dessa forma você não sensibiliza muito as regiões secas.
Após a limpeza e esfoliação, o próximo passo é tonificar. Este procedimento deve ser realizado em todos os tipos de pele.
A função do tônico é remover a sujeira mais resistente, equilibrar o ph da pele e fechar os poros. A tonificação deixa a pele mais iluminada. Deve ser passado com algodão suavemente por todo o rosto sem esfregar.
 hidratação é muito importante para todos os tipos de pele, inclusive para as oleosas. Basta usar o creme ideal para a sua para que não fique brilhando com oleosidade em excesso. Existem diversas formulações e apresentações. Cremosos para peles secas, fluidos ou gel para peles oleosas e mistas.
Só devemos dispensar o hidratante caso a base tenha a função de hidratar. Pronto! Você já limpou, tonificou e hidratou, agora sua pele está pronta para receber a maquiagem.



segunda-feira, 26 de março de 2012