Quanto dura a maquiagem?
A companheira inseparável das baladas precisa de atenção especial. A validade da maquiagem varia de produto para produto, pois depende da formulação que abrange a quantidade e tipo de conservantes.
"No que diz respeito à microbiologia, o que determina esse fator são matérias-primas mais ou menos suscetíveis à contaminação. Uma base para o rosto, por exemplo, é contaminada mais facilmente do que um batom ou um pó compacto", esclarece Antônio Celso da Silva, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).
Um produto de base líquida ou aquosa dura menos do que um de base seca (pó). A maquiagem vencida pode ter ativos em decomposição e causar infecções, alergias e irritações Um batom vencido com filtro solar pode perder sua função protetora contra os raios UV.
Além da data de validade presente na embalagem, outros fatores interferem na duração e na qualidade da maquiagem. Guardar e usar a maquiagem de forma errada pode atrair fungos e bactérias. Se você perceber uma alteração de cor, odor, textura e consistência do seu cosmético, jogue fora! Na próxima página, veja os cuidados que precisa tomar para que sua maquiagem não estrague antes da hora.
Dicas de armazenamento e uso
Maquiagem armazenada em local não apropriado pode ser contaminada por micro-organismos. Diferente do que muita gente pensa, guardar os cosméticos no banheiro é uma péssima ideia. Segundo Renata Panteleiciuc, docente do curso de maquiador do Senac São Paulo, a umidade traz a condição ideal para o crescimento de fungos e bactérias.
"Não armazene a maquiagem em locais úmidos, abafados, com alta temperatura e grande incidência direta de luz sobre as embalagens", recomenda a especialista, que também aconselha a manter as embalagens fechadas após o uso.
Acondicione os produtos em local fresco e arejado e sempre use pincel e espátula. Antônio Celso, da Associação Brasileira de Cosméticos (ABC), indica lavar os pincéis periodicamente com água e sabão e, em seguida, passar uma mistura de água e álcool numa proporção 3/7.
O compartilhamento de maquiagem deve ser evitado, pois envolve secreções e pode haver contágio de alguma doença de pele. Dentre os cuidados necessários, a dermatologista Denise Steiner chama atenção para a limpeza da pele antes da aplicação da maquiagem e sua remoção antes de dormir. Para não prejudicar a pele com um produto de qualidade duvidosa, a especialista também recomenda verificar na embalagem o selo da Anvisa.



O pincel ideal para o blush é cortado na diagonal e levemente arredondado ideal para o contorno do rosto. O blush é conhecido por dar um ar "saudável" à aparência. Uma das formas de aplicar sem erro o blush é dar um sorriso e na parte que ficar saliente você movimenta o pincel na diagonal sempre de baixo para cima. Para um look mais romântico, passe o pincel apenas nas maçãs do rosto com movimentos leves e circulares. Outra opção é "chupar" as bochechas e aplicar abaixo do osso das maçãs, subindo até as têmporas.
O pincel para aplicar a sombra deve ser curto e firme. Lembrem-se sombras claras e com brilho dão volume e sombras escuras dão profundidade, ensina Lucia.
O pincel para o efeito esfumaçado, conhecido como chanfrado é utilizado para dar um toque na sombra que já foi aplicada. Com o pincel faça movimentos curtos e leves de dentro para fora e de fora para dentro até conseguir um aspecto natural. Esse pincel também é utilizado para corrigir possíveis falhas nas sobrancelhas. A maquiadora Lucia dá a dica: misture dois tons de marrom e passe nas sobrancelhas e você terá um resultado mais natural na hora da correção.
